ANGOLA REGISTA 62 CASOS POSITIVOS DE COVID-19 E HUÍLA PODE SER A TERCEIRA PROVÍNCIA AFECTA COM O NOVO CORONAVÍRUS.


 


O país, registou nas útilmas 24 horas, mais 62 novos casos positivos e um óbito,  dos quais 12 são do sexo feminino e 48 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 2 e 59 anos, informou a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, hoje, na habitual actualização dos dados sobre a evolução da pandemia. 

| Por: Osvaldo Luimbi Zacarias | 9 Julho de 2020 | Saúde | Covid-19.

Os casos registados, hoje, resultaram dos rastreios que estão sendo feitos nos centros sentinela, em contactos com casos positivos, rastreios de passageiros, rastreios a vários aglomerados, na qual já foram  feitos testes rápidos, e por sua vez, o rastreios nas Forças de Segurança Nacional,  segundo disse a ministra. 







Até aqui,  os municípios mais afectados contuam a ser,  Talatoma, Viana, Belas, Cazenga, o distrito urbano da Ingobotas e Kilamba Kiaxi. 

Correlação ao óbito,  informou a ministra da saúde,  que tratava-se de um cidadão de 41 anos de idade, era um doente com estado clínico crítico e encontrava internado a vários dias em um dos centros de tratamento. 


Durante a conferência de imprensa, Sílvia Lutucuta, ministra, disse que estão sendo feitas testagem aleatórias em massa  em grades aglomerados com riscos eminentes, neste contexto, fez saber que hoje foram testados 2.875 pessoas, das quais, 1500 nos mercados do Kikolo, 1000 no mercado do 30 e na província do Cuanca Norte foram 375 pessoas,  ainda assim.  os resultados do mercado do Kikolo foram de 87 amostras reactivas,  das quais 16 IGM, 71 IGG, já no mercado do 30,  foram 30 amostras reactivas,  das quais,  3 IGM, 1 IGM e IGG, e 26 amostras IGG, enquanto que na província do Cuanza Norte, resgitou-se 14 amostras reactivas, 12 IGG e 2 IGM.



Os métodos IGM e IGG são testes de rastreios de anticorpos relacionados com a Covid-19, sendo, IGM probabilidade  de doença activa, IGG já esteve em contacto com o vírus e pode ter o vírus, a ministra, reslvou que, atravé destas testagens pode se saber o grau de imunidade nas comunidades e conseguir detectar possíveis casos positivos de covid-19,  avançou a ministra que as pessoas com amostras IGM já estão em quarentena, enquanto que as amostras IGG serão submetidas a mais exames de confirmação. 


A ministra da saúde , Sílvia Lutucuta, revelou que 5 casos foram reactivos na província da Huíla , cuja as amostras já estão em Luanda,  a serem submetidas a exames de biologia molecular para a determinação final se são ou não positivas.  



De modo geral,  a situação epidemiológica em Angola é de, 458 casos positivos, 23 óbitos, 117 recuperados e 319 casos activos. 






Enviar um comentário

0 Comentários