O secretário de estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou, ontem, durante o boletim informativo da evolução da pandemia do novo coranvírus, covid-19, em Angola, o registo de mais 18 novos casos positivos, sendo dois da província do Cuanza Norte e 16 de Luanda, fez saber ainda, que o país registou mais um óbito e um recuperado.
| Por: Osvaldo Luimbi Zacarias |
Segundo informou o secretario de estado para Saúde Pública, as localidades mais afectadas, em Luanda, são, Maianga, Belas, Kilamba Kiaxi, Viana e Talatona, enquanto que no Cuanza Norte, é trata-se do município da Cazengo.
Correcção aos casos registados, 8 são de transmissão local, e 10 sem vínculos epidemiológicos, portanto, 12 são do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 27 à 67 anos.
Sobre o caso que terminou em óbito, Franco Mufinda, disse que tratava-se de um angolano, de 67 anos de idade, tinha tuberculose, o seu quadro clínico agravou-se com a paragem Cardio-respiratória no banco de urgência do Hospital Boa Vida, em seguida foram realizadas algumas análises ao malogrado e detectou-se morte por Covid-19.
De modo geral, o país regista 346 infectados, dos quais, 19 óbitos, 108 recuperados, e 2019 activos, 68 casos sem vínculos epidemiológicos, a transmissão local é de 240 casos positivo.
O laboratório até à data tem 28,571 amostras, das quais, 346 positivas e 21.693 negativas, sendo que o resto encontra-se em processamento, e em quarentena institucional encontram 1006 pessoas em todo o país.
O secretário de estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, apelou o uso das máscaras, o levar das mãos,o cumprir com o distanciamento social, bem como, o cumprimento das medidas da OMS, Organização Mundial da Saúde, e do decreto presidencial sobre o Estado de Calamidade Pública.
0 Comentários