Notícia: Huambo identifica 15 crianças com problemas de poliomielite




A província do Huambo diagnosticou, durante o primeiro semestre do ano em curso, 15 casos de crianças com poliomielite, doença responsável pela paralisia infantil, informou hoje, sexta-feira, o director do Gabinete local da Saúde, Lucas António Nhamba.


| Por: Valentino Kulivela Yequenha (Jornalista da Angop-Huambo), Revisão Técnica: Osvaldo Luimbi Zacarias | 10 Julho de 2020 | Saúde. 


O responsável prestou esta informação durante a abertura da campanha provincial de vacinação contra esta doença, com término previsto para o próximo domingo (12), salientando que estes doentes foram identificados nos municípios do Huambo, Caála, Ecunha, Londuimbali e Cachiungo.

Lucas António Nhamba explicou que os petizes contraíram a poliomielite por não terem sido vacinadas nas campanhas anteriores realizadas com o objectivo de evitar que a patologia, que tinha sido considerada erradicada no país em 2011.
Por este facto, adiantou que as autoridades locais, em colaboração com o Ministério da Saúde, decidiram realizar a presente campanha de vacinação nos mesmos municípios, abrangendo perto de 340 mil e 449 menores de cinco anos, para cortar a camunicípios ansmissão.



No mesmo capítulo de estratégias de impedimento da propagação da doença, com um nível de infecção bastante elevado, em que se estima que uma criança pode infectar outras 100, avançou que os infectados estão isolados, com o acompanhamento das autoridades sanitárias.

Relativamente à campanha, Lucas António Nhamba disse que e a mesma está a ser realizada em função das falhas registadas nas rondas anteriores, nestes cinco municípios, onde dados da monitoria dos órgãos independentes e de parceiros do Ministério da Saúde apontam que cerca de cinco (5) por cento de crianças não foi vacinada.
Em breves declarações na abertura da campanha, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, instou os pais e encarregado de educação no sentido de colocarem os menores de cinco anos à disposição dos vacinadores, para o alcance dos objectivos de combate a esta doença.

Todavia, disse ser indispensável a participação das organizações civis, na mobilização da sociedade sobre a importância da vacina, de modo a evitar-se casos recorrentes de rejeição por parte dos progenitores, alegando doutrinas religiosas e culturais.




Segundo Lotti Nolika, que orientou os vacinadores para o cumprimento escrupuloso das medidas de biossegurança para prevenção da covid-19, o Governo da província tudo fará para que a campanha decorra com êxito e, sobretudo, alcance as zonas de difícil acesso, para a cobertura de todos municípios contemplados.
Para esta campanha, foram disponibilizadas 430 mil e 360 doses, que serão ministradas por um total de mil e 137 equipas, compostas, cada um delas, por um mobilizador/vacinador e registador.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode afectar crianças e, também, adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e causa paralisia, sendo que apenas uma pessoa pode afectar mais 200 cidadãos.

Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros, a província do Huambo é habitada por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios






Enviar um comentário

0 Comentários