Assinala-se hoje dia Mundial contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas




| Informação | O dia da luta contra as drogas,  é uma efeméride,  estipulada pela Organização das Nações Unidas,  celebrada anualmente,  com ocorrência no dia 26 de Junho,  visando o combate ao consumo, produção e etráfico de drogas.  

Por: Osvaldo Luimbi Alice Zacarias 

A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de Dezembro de 1987, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de Junho do mesmo ano, ocasião em que se aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.




Drogas são substâncias que, se utilizadas, alteram as funções do organismo, causando algum efeitos drásticos,  as drogas podem ser classificadas como naturais, sintéticas, entre outras.

De acordo com a origem:

Naturais: são extraídas da natureza, como a maconha e o tabaco.

Sintéticas: quando são produzidas em laboratório, não apresentando substâncias naturais em sua composição. É o caso do ecstasy, também conhecido como “bala”.

Semissintéticas: são produzidas em laboratório, mas contêm substâncias naturais em sua constituição. Um exemplo é a heroína, produzida a partir do ópio, proveniente da papoula.

 De acordo com o ponto de vista legal:

Legal: quando sua venda e consumo são liberados. No entanto, podem ocorrer algumas restrições para venda. É o caso, por exemplo, da venda de medicamentos apenas com receitas médicas.

Ilegal: quando a sua venda e seu consumo são proibidos, assim, tanto o consumidor quanto quem comercializa a droga estão sujeitos a sanções penais. É o caso da maconha, cocaína, entre outras.

 De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central:

Depressivas: diminuem as atividades no cérebro, com isso o indivíduo sente sono, diminuição da atenção, perda de reflexo, entre outros efeitos. Exemplos de drogas depressivas são os medicamentos anestésicos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, analgésicos, álcool, solventes, ansiolíticos, entre outros

Estimulantes: agem aumentando as atividades cerebrais, deixando o indivíduo em estado de alerta e agitado. São exemplos dessas drogas a anfetamina, a cocaína, o café, o guaraná, entre outras.

Perturbadoras: afetam o funcionamento do sistema nervoso central e têm efeitos diversos, como a perda dos sentidos, alucinações, entre outros. São exemplos dessas drogas a maconha, as drogas sintéticas (como o ecstasy e o LSD), entre outras.

→ Efeitos da droga no cérebro

As drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas”. As drogas de abuso ou recreativas são drogas sem função terapêutica e utilizadas de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversosprejuízos ao organismo. São exemplos de drogas de abuso  ou recreativas o álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.



Enviar um comentário

0 Comentários