NOTÍCIA: AUMENTA NÚMERO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENVOLVIDOS COM DROGAS NO HUAMBO



| Sociedade | Diariamente cresce de forma incontrolável o número de crianças e adolescentes,   que fazem o uso de  substâncias químicas que alteram o comportamento normal do homem as chamadas "drogas", no planalto central, província do Huambo.  




| Por: Osvaldo Luimbi Zacarias | 26 Junho de 2020 | Sociedade. 

No largo do mercado municipal do Huambo, Jardim da cultura,  entre outros espaços de estar e lazer , por exemplo, são encontrados  diariamente crianças abandonadas que fazem o uso de drogas, com idades entre 8 à 17 anos.  


Sem abrigos e  acompanhamento dos pais ou familiares, alguns intervenientes, afirmam que começaram a fazer uso  de forma voluntária e que já não conseguem abandonar  "o mundo das drogas", revelaram ainda,  que é   preciso varrer  e deitar lixos de  residências e estabelecimentos para adiquir valores monetários para  compra de mesmas substâncias e alimentação e até para sobrevivência, alguns embora disseram que  os pais ainda estão em vida, mostraram indisponibilidade em querer voltar a casa dos mesmos, e por sua vez, dentre as drogas utilizadas, destacaram as bebidas alcóolicas e cigarros. 


Segundo,  chefe do departamento do Instituto Nacional de Luta Contra as Drogas no Huambo,  Nelson Pedro Nhanga,  diz que há fragilidade  nos programas estabelecidos pelas famílias para educação de adolescentes, e que a fragilidade  posibilita o envolvimento de adolescente e jovens ao consumo de drogas, "é algo preocupante, porque dá-nos a enteder que  as famílias deixaram de desempenhar o verdadeiro papel, se na verdade vemos adolecentes envolvidos com o consumo de drogas é porque os pais cansaram-se", concluiu que 60% dos adolescente fazem  ou já fizeram uso de drogas. 

Para a psicóloga,  Mariana David, defende que é preciso reforçar os laços afetivos na família, pois  possibilita o bem estar e desenvolvimento correto das crianças " os pais tem de ser amigos,  conviver, conhecer mais os seus filhos para evitar que entrem no mundo das drogas" disse.

O politologo , Cristóvão Antunez,  adimite que o estado e as igrejas têm feito sua parte,  mas é preciso fazer mais.

As drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de “abuso” ou “recreativas”. As drogas de abuso ou recreativas são drogas sem função terapêutica e utilizadas de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversosprejuízos ao organismo. São exemplos de drogas de abuso ou recreativas o álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.






Enviar um comentário

0 Comentários